Dentística restauradora: como funciona?

Dentística restauradora: como funciona?

A Dentística Restauradora é uma área da odontologia que merece destaque, já que além de tornar realidade o sorriso iluminado e bonito que você deseja, essa área da odontologia vai te proporcionar um sorriso funcional e estruturado.

Descubra mais sobre como essa área funciona e quando você deve procurar um profissional especializado em dentística restauradora.

Diferença entre dentística restauradora e odontologia estética

A estética é uma área da dentística voltada principalmente para os procedimentos cosméticos, visando melhorar a harmonia do sorriso, ela pode e deve ser combinada com a dentística restauradora, para que quando houver um dano no dente, a reparação seja de maneira que melhore a questão visual também.

Procedimentos vistos como somente estéticos são, por exemplo:

  1. Branqueamento;

  1. lentes de contato;

  1. envernização.

O profissional de dentística que se especializa em estética pode te dar um lindo sorriso, iluminado e harmônico com seu rosto.

Para passar por um procedimento estético você não precisa necessariamente restaurar os dentes se não houver necessidade, mas é importante que depois ou durante uma restauração seja feito alguma forma de procedimento estético para melhorar a aparência do seu sorriso.

Principais procedimentos

Há diversos procedimentos na área dentística restauradora que vão além da estética. O profissional especializado na área trabalha no tratamento de cáries, fechamento de diastemas, restaura coroas dentárias e coloca pontes, sempre visando não somente a questão visual, mas principalmente a recuperação das funções dentárias.

A dentística precisa do apoio de outras áreas para entregar o melhor resultado, por exemplo, a periodontia, ortodontia e endodontia, por exemplo.

Ou seja, na dentística restauradora o foco principal é melhorar a qualidade de vida do paciente, cuidando para garantir plena capacidade de comer de maneira confortável sem dores e mastigando corretamente, tudo isso garantindo também que a pessoa recupere junto a sua auto estima e um lindo sorriso. Conheça a seguir alguns dos principais procedimentos da área.

Facetas de porcelana

As facetas de porcelana são um laminado de cerâmica, utilizados principalmente para mascarar danos irreversíveis na forma, na cor dos dentes ou para modificar a aparência do sorriso completamente.

Esse procedimento ficou muito popular com a adoção por diversos famosos do uso de facetas de porcelana para melhorar a aparência do sorriso.

As facetas de porcelana são duráveis e resistentes, tanto quanto o próprio dente e se popularizaram rapidamente como procedimento estético, principalmente para melhorar a aparência dos dentes que passaram por tratamentos e ficaram manchados ou fraturados.

Restaurações dentárias.

A restauração dentária é o procedimento de recuperar um dente afetado por patologias ou acidentes mecânicos, de maneira que ele volte a ser funcional.

A restauração é o tratamento do dente, retirada da área afeta, limpeza e aplicação de um composto que preencha a área, que pode ser de diversos materiais como:

  1. Restaurações de ouro;

  1. restaurações de amálgama;

  1. resinas de plástico composto;

  1. restauração de porcelana.

A restauração dentária pode ser um procedimento bastante complexo, pode ser necessário o tratamento de canal, quando se remove o nervo danificado ou é feito o recobrimento da polpa dentária para tentar salvar o nervo, em casos que o dente foi muito danificado também é indicado uma coroa.

Implante dentário e próteses

Estes procedimentos são utilizados em casos em que há a necessidade de remover todo o dente ou que já haja a ausência de dentes.

Nesse caso o procedimento consiste na remoção da raiz dentária ou fragmentos que ainda estejam alojadas na gengiva e no osso, após a cicatrização deste procedimento o especialista com o paciente escolhem qual será a melhor forma de substituir o dente perdido, que podem ser:

Ponte dentária: A ponte é uma categoria de prótese que pode substituir um dente quando é possível utilizar os demais dentes como apoio para a fixação, o procedimento consiste em um dente postiço fixado com o auxílio de duas coroas que se encaixam nos dentes próximos para dar apoio.

Prótese removível de vários dentes: as próteses fixas e removíveis são a opção principal quando há a perda de vários dentes e o paciente não pode, por algum motivo, receber o implante dentário. Ela pode ser fixa ou removível, quando não há maneiras de fixá-la com uma ponte ou pinos.

Implante dentário: O implante é a melhor maneira de repor a ausência de um dente, utilizando um pino de titânio que substitui a raiz do dente. Nele é fixo uma prótese parecida com uma coroa, o implante é durável e após a completa cicatrização do procedimento é como recuperar o dente natural perdido, o implante pode ser unitário ou de protocolo saiba mais acessando este link.

Quando procurar um profissional de dentística

O profissional de dentística cuida tanto da estética dentária quanto da qualidade funcional dos seus dentes. Portanto, se você sente haver algo em seu sorriso te incomodando, seja visualmente ou atrapalhando a sua alimentação, como dentes fraturados, com infiltrações, cáries ou restaurações antigas que precisam ser substituídas por novas mais harmônicas, procure um profissional da área.

O especialista irá avaliar a situação da sua saúde bucal e indicar o melhor tratamento e se necessário também irá te encaminhar para outros especialistas para que o tratamento seja mais efetivo e duradouro.

Dentística restauradora: Os benefícios para sua autoestima

A dentística restauradora tem um grande peso na sua qualidade de vida, já que pode restaurar a funcionalidade de um dente, além disso, o impacto que algumas sessões com este especialista irá garantir um ganho enorme na sua autoconfiança e estima.

Seja uma intervenção cosmética não invasiva como o branqueamento ou a restauração total de um dente, você conseguirá recuperar seu sorriso e conservá-lo por vários anos.

Usufrua dos serviços de profissionais especializados para cuidar da sua saúde bucal, a Ortholife possui uma equipe qualificada e sempre a disposição para cuidar do seu sorriso, entre em contato e agende uma avaliação.

Whatsapp