Mitos e verdades sobre implante dentário

Mitos e verdades sobre implante dentário

Assim como qualquer procedimento invasivo, as cirurgias odontológicas também são cercadas de mitos que podem gerar dúvidas e temores em quem está interessado na solução. Para esclarecer essas questões, preparamos um artigo com 8 mitos e verdades sobre implante dentário.

Vários são os motivos que podem levar a perda de dentes, desde problemas de saúde, acidentes até má orientação na higiene ao longo dos anos.

Além de afetar a autoestima, a perda de dentes pode dificultar a higienização além de afetar a mastigação, o que prejudica diretamente a sua saúde, afetando a ingestão correta de nutrientes, debilitando o estômago e intestino.

Por isso, se você possui algum receio sobre o implante dentário, acompanhe nosso artigo até o fim e tire todas as suas dúvidas.

8 mitos e verdades sobre o implante dentário

Pessoas com problemas cardíacos ou diabetes não podem fazer

Mito: pessoas que possuem doenças crônicas como diabetes, problemas cardíacos entre outros, precisam ter cuidado redobrado em qualquer procedimento, porém com o acompanhamento médico é possível fazer operação como o implante dentário, sem complicações.

O importante é estar atento aos medicamentos e contar com o acompanhamento correto de todas as etapas, até a completa cicatrização do procedimento.

Qualquer pessoa pode fazer implante dentário

Mito: Com o avanço da tecnologia é possível fazer implantes dentários em número cada vez maior de pessoas, porém alguns casos como pessoas que passaram muitos anos com a ausência de dentes pode tornar o processo inviável.

Portanto, o ideal é fazer uma avaliação completa da condição do seu organismo tanto com o seu médico clínico geral quanto com um cirurgião dentista de confiança.

Implante dentário é um procedimento doloroso

Mito: Assim como a maioria dos procedimentos modernos, o implante dentário não é doloroso, já que você recebe uma anestesia forte o suficiente para permitir que o processo aconteça sem causar desconforto.

Após a intervenção cirúrgica é normal sentir a região dolorida, mas o dentista irá passar um tratamento eficaz tanto para a dor quanto para a inflamação no local.

O organismo pode rejeitar o implante dentário

Mito: o material utilizado para implantes modernos é o titânio, este material possui biocompatibilidade com o tecido ósseo humano eliminando o risco de rejeição.

A cirurgia de implante dentário é rápida e segura, porém infecções podem colocar todo o procedimento a perder, ou seja, é importante seguir todo o protocolo orientados pelo dentista, além de fazer o acompanhamento correto.

É um procedimento rápido

Verdade: em comparação aos procedimentos de implantes dentários de alguns anos atrás, em que o processo entre a perda do dente e a reabilitação podiam demorar até um ano e meio, com o avanço da tecnologia, atualmente é possível executar o mesmo procedimento em 3 meses, dependendo das condições do seu organismo.

Os implantes dentários são tão resistentes quanto os dentes naturais

Verdade: os dentes das próteses dentárias, quando de qualidade, são feitos com materiais tão resistentes quanto os dentes naturais, em alguns casos podem ser mais resistentes a certas agressões.

Apesar disso, é preciso estar ciente de que os cuidados com a higiene bucal não devem ser negligenciados para não ter problemas na gengiva, língua, além de evitar acúmulo de bactérias.

Não posso implantar com as gengivas inflamadas

Verdade: A inflamação nas gengivas além de apontar para outros problemas como higiene incorreta e proliferação de bactérias que podem causar infecção na cirurgia, ela significa também dificuldade na cicatrização, o que pode gerar complicações.

Portanto, em caso de gengivas inflamadas é necessário tratar encontrando o motivo e resolvendo completamente antes de iniciar o processo de implante dentário.

A adaptação ao implante é rápida

Verdade: Dependendo do tipo de implante dentário escolhido para o seu procedimento a recuperação pode ser muito rápida, em alguns procedimentos você estará completamente reabilitado em até 10 dias.

Os benefícios de implantes dentários

Como dissemos anteriormente, o implante dentário é um procedimento simples e seguro quando feito por profissionais qualificados.

Além do ganho estético, você se sentirá livre para falar e comer em público, terá equilíbrio dentário, uma melhoria considerável na qualidade da mastigação e consequentemente da qualidade de vida.

Saiba mais sobre os implantes dentários e marque uma avaliação com um de nossos especialistas.

Whatsapp