Conheça os melhores modelos de implante dentário

Conheça os melhores modelos de implante dentário

A perda ou extração dos dentes ocorre por motivos variados, como infecções, cáries e traumas na região da gengiva, e podem causar grande impacto na saúde bucal e na autoestima do paciente. Para solucionar esses problemas, a odontologia oferece técnicas avançadas de implantes dentários.

Com o progresso da tecnologia, no entanto, surgiram diversos modelos de implante e esse procedimento passou a ser requisitado em larga demanda. De acordo com as últimas pesquisas, cerca de 1 milhão de implantes são realizados por ano no Brasil.

Este guia busca, portanto, difundir o conhecimento básico sobre implantes dentários e como são feitos, além de explicar quais os melhores modelos disponíveis no mercado.

O que é um implante dentário? 

O implante dentário é um procedimento de fixação de raízes artificiais de titânio instaladas no osso do maxilar. A instalação no pino de titânio serve, então, de apoio para a prótese dentária definitiva.

Vale ressaltar que o material utilizado é biocompatível com o organismo humano, o que elimina o risco de rejeição, sendo um procedimento simples, rápido e seguro.

Como é feito?

O implante dentário é um procedimento cirúrgico, ou seja, deve ser realizado por um cirurgião dentista em um consultório devidamente equipado. Para iniciar o processo, é realizada a higienização bucal e a anestesia local. 

Após a anestesia, o cirurgião dentista executa o corte na gengiva para a perfuração do osso. Por meio dessa perfuração será fixado o pino de titânio, que servirá como base para a prótese. Na finalização, é realizada a sutura da região.

O tempo do procedimento varia de acordo com a quantidade de dentes removidos, mas no geral é uma cirurgia simples e não dolorosa. Caso o paciente possua hipersensibilidade, o cirurgião dentista deve recomendar o uso de anti-inflamatórios e analgésicos.

Para quem é recomendado o implante dentário?

Como dito anteriormente, o implante dentário é realizado após a perda de um ou vários dentes. Mas afinal, quais são as principais causas para que isso ocorra? Veja abaixo: 

  • Má higiene bucal

  • Bruxismo

  • Erosão dentária

  • Periodontite

  • Gengivite

  • Cárie

  • Traumas causados por acidentes

É importante lembrar que especialistas recomendam que, após a perda de um ou mais dentes, o implante dentário seja realizado o quanto antes para não ser necessário a realização do enxerto ósseo.  

Métodos de implante dentário

Agora que já entendemos como é realizado o implante dentário, conheça as características dos principais métodos e os seus benefícios:

  • Implante unitário simples: É indicado na reposição de um único dente ou poucos dentes não sequenciais. Nesse procedimento é inserido o pino de titânio no local do dente perdido. 
  • Implante duplo: Esse procedimento é realizado quando há a perda de três dentes vizinhos. A fixação dos pinos de titânio ocorre em apenas dois dentes, como uma espécie de ponte entre os que recebem a base – dessa forma ocorre a sustentação do meio. 
  • Implante com prótese protocolo: Realizado quando há a necessidade de quatro a oito implantes para sustentar uma prótese. Embora ocorra em casos com dentes bastante danificados, vale ressaltar que é necessário, no entanto, que a saúde óssea esteja mantida. 
  • Implante com prótese overdenture: Além de ser realizado apenas quando há necessidade de dois a seis implantes, a diferença desse tipo de implante está no preço. Funcionando como uma dentadura fixa, oferece segurança na mastigação e fácil higienização.
  • Implante zigomático: Recebe esse nome porque a fixação do pino ocorre no osso zigomático, também conhecido como maçã do rosto. É um método utilizado em pacientes com atrofia maxilar severa e substitui as próteses totalmente removíveis.

As vantagens do implante dentário

As principais vantagens do implante dentário, além de estética, é manter o equilíbrio dental e a saúde das estruturas maxilares, evitando a perda óssea. Apesar de ser um procedimento simples, no entanto, para obter um bom resultado e usufruir dos seus benefícios é fundamental o acompanhamento de um profissional qualificado. 

Whatsapp