Oil Pulling: Saiba Tudo Sobre a Técnica

Oil Pulling: Saiba Tudo Sobre a Técnica

É comum que as pessoas descubram muitas técnicas de cuidado com o corpo durante a história mundial. Os dentes, por exemplo, passaram por diversas experimentações até o entendimento de práticas que podem os manter saudáveis e com uma boa aparência.

O oil pulling é mais uma das técnicas utilizadas para cuidar dos dentes. Criada na Índia, ela se popularizou por ser uma prática alternativa aos cuidados comuns. No entanto, ainda há muitas controvérsias a respeito desse assunto.

Quer saber mais sobre o oil pulling? Neste blog te explicaremos tudo sobre o tema, sobretudo sobre a sua origem e a sua recomendação. Boa leitura!

O que é Oil Pulling?

É uma técnica indiana que teve sua origem na tradicional medicina Ayurveda, onde é chamada de gandusha. O procedimento é realizado sem nenhuma ajuda médica, ou seja, é apenas uma prática individual.

O processo é realizado a partir de bochechos com óleos vegetais, como os de coco, semente de girassol, gergelim e azeite de oliva. A técnica é administrada pela manhã em jejum.

Geralmente é utilizada uma colher de sopa de óleo e o bochecho é realizado durante 10 a 20 minutos.

Oil Pulling: Principais Benefícios

O bochecho com óleo ativa enzimas da saliva e isso é capaz de unir as bactérias e sujeiras da boca. O bochecho deve se tornar um líquido esbranquiçado no momento do descarte, que deve eliminar os agentes prejudiciais.

O Ayurveda defende o uso dos óleos para tratar a halitose (mau hálito) e as placas. Além disso, a vertente da medicina acredita que esse método pode auxiliar nos sistemas digestivo, circulatório e imunológico.

Isso se dá pois o bochecho com óleo expulsa as toxinas produzidas em nosso organismo, em especial na região bucal. Essas bactérias podem ficar acumuladas em partes do corpo, gerando até mesmo doenças.

Algumas pessoas também notam pequenos efeitos de clareamento nos dentes. O grande destaque do oil pulling é que se trata de um procedimento natural, o que atrai pessoas que possuem esse estilo de vida.

Funcionalidade do Oil Pulling

Os estudos científicos a respeito da técnica apontam algumas benesses. Uma pesquisa afirma que o óleo de coco possui eficácia parecida com a clorexidina, que é um enxaguante bucal que atua contra o Streptococcus mutans, bactéria que causa a cárie dentária.

Outro estudo que foi publicado no Journal of Natural Science, Biology and Medicine afirmou que o óleo de coco é melhor do que o de gergelim para o tratamento da gengivite.

Por outro lado, vale lembrar que não há consenso entre a comunidade odontológica. Por exemplo, a Associação Americana de Odontologia (ADA, sigla em inglês) não aprova a técnica do oil pulling.

Efeitos Colaterais

Não existem efeitos adversos da prática. Contudo, pode acontecer de você sentir algum desconforto na mandíbula por conta do movimento repetitivo do bochecho. Ainda, caso você ingira o óleo, isso pode causar diarreia ou dor no estômago.

Oil Pulling Não Substitui a Escovação

A escovação é uma das bases do cuidado bucal. Dessa forma, o oil pulling não substitui, em nenhuma ocasião, a higiene da boca. Todas as técnicas apenas complementam a escovação dentária.

Além disso, é necessária a utilização de fio dental regularmente, pois ele tem o poder de retirar os resíduos que ficam contidos entre os dentes. Por fim, o enxaguante bucal é ótimo para a desinfecção da área.

O que a Ciência Diz Sobre a Técnica?

Um estudo nomeado de “Efeito do óleo de coco na placa dental relacionada à gengivite – Um relatório preliminar” (tradução em português) conferiu os efeitos do Oil Pulling com o óleo em específico.

Um grupo de 60 adolescentes portadores de gengivite foram submetidos aos experimentos com o uso do óleo de coco. Após um período de 30 dias, foi notada uma baixa significativa nos níveis de infecção.

Os resultados positivos se equipararam ao da clorexidina, contudo, sem apresentar os efeitos colaterais que o enxaguante bucal pode causar, como distorção de paladar e mudança na coloração do dente.

De acordo com os pesquisadores, o bom resultado do procedimento pode ser por conta da composição do óleo de coco. O composto possui 92% de ácidos saturados, sendo grande parte deles ácido láurico.

Apesar disso, ainda existem pouco conhecimento científico sobre a funcionalidade do oil pulling, o que ainda pode gerar desconfiança por alguns dentistas e até mesmo pelos pacientes.

De qualquer forma, em todos os casos é indicado o acompanhamento e aval de um especialista na área. A Ortholife é uma clínica de odontologia situada em Brasília-DF. Com mais de 30 mil pacientes atendidos, o consultório oferece uma grande estrutura, tanto para consultas de rotina quanto para procedimentos mais complexos.

Os destaques da clínica são:

  • Harmonização Facial;
  • Endodontia;
  • Gengivectomia;
  • Ortodontia;
  • Periodontia;
  • Dentística e muito mais.


Para entrar em contato, marcar consultas, procedimentos ou tirar dúvidas, basta clicar neste link!

Leia também: "Tudo o que você precisa saber sobre clareamento dental".

Whatsapp