Aparelho autoligado: saiba tudo sobre a nova tecnologia!

Aparelho autoligado: saiba tudo sobre a nova tecnologia!

O aparelho autoligado é a versão mais atualizada do aparelho fixo. Com esse dispositivo não é necessário o uso de borrachinhas. As ligaduras elásticas foram substituídas por braquetes mais modernos. Dessa forma, o fio é preso rapidamente e com mais facilidade!     

 

Com isso, o contato entre o bráquete e o fio do aparelho diminui muito, trazendo mais conforto para o paciente. Apesar de visualmente ser parecido com os tradicionais, o aparelho autoligado possui algumas vantagens que talvez você não conheça.

 

8 vantagens de usar o aparelho autoligado
 

Esse tipo de tratamento tem conquistado muitas pessoas justamente por ser extremamente vantajoso. Além de ser uma evolução para a área de odontologia, ele une funcionalidade e estética.   

 

  1. Qualquer pessoa pode usar: Esse tipo de tratamento é indicado para qualquer pessoa que deseja alinhar os dentes. Antes de usar, é sempre aconselhado que faça uma avaliação para verificar se é o melhor procedimento para você. 

 

  1. Duas opções de escolha: Ele pode ser feito de duas formas. Conheça os tipos de aparelhos que existem: 

 

  • Metal: Como já citamos, o aparelho de material metálico é bem próximo do convencional. Porém a diferença é apenas estética, o tratamento feito com cada um deles é diferente. 

 

  • Porcelana: Esse aparelho é muito semelhante ao aparelho de metal. Ele se diferencia do convencional na cor dos braquetes, que neste caso são transparentes ou até mesmo da cor do dente.  

 

  1. Não usa borrachinhas para o tratamento: O maior terror de quem usa aparelho, são as borrachas que costumam causar um certo incômodo e também sair facilmente. 

 

Se for o seu caso, pode ficar despreocupado, pois com o aparelho autoligado não tem mais essa preocupação. Ele possui uma tecnologia que funciona como uma espécie de tampa que abre e fecha, e prende o fio diretamente no braquete. 

 

  1. Feito em menos tempo: Sem as borrachas o dente se movimenta mais facilmente, logo o tratamento é mais rápido. Mas é feito em quanto tempo? O aparelho autoligado diminui o tratamento em cerca de sete meses do que com o aparelho fixo tradicional. O procedimento feito da maneira correta vai te proporcionar um sorriso perfeito em poucos meses. 

 

Após o tratamento, pode ser necessário um clareamento dental, para dar mais um up nos dentes. Entenda mais sobre clareamento em nosso conteúdo. 

  

  1. Menos doloroso: O tratamento se torna menos doloroso, pois o atrito dos braquetes com fio é cinco vezes menor do que o normal. A força feita para chegar ao resultado, é mínima.

 

No aparelho autoligado, o formato do braquete é arredondado, isso faz com que a tensão seja menor e contribui para diminuir a sensibilidade do paciente.

 

  1. Mais higienizado: O fato de não ter borracha, facilita muito a higienização do aparelho. As ligaduras elásticas permitem que resíduos fiquem presos no aparelho e favorecem o aparecimento de placa bacteriana. 

 

O aparelho autoligado ainda evita que as borrachas quebrem ou rasguem. Quando isso acontece, atrasa ainda mais o tratamento do paciente.

 

  1. Não é um gasto, e sim um investimento: Investir no que vai deixar o seu sorriso bonito nunca é demais. Tudo que é bom, pode até exigir um investimento maior, mas o custo-benefício também será melhor.

 

Mesmo que o preço do aparelho autoligado seja maior, o material dele é mais resistente e com isso não vai quebrar tantas vezes quanto os convencionais.  

 

  1. Reduz a necessidade de extração de dentes: Essa é uma dúvida bem frequente com relação ao aparelho autoligado. Esse sistema permite a expansão e torna a arcada dentária maior do que quando é feita com o método convencional. Essa vantagem faz com que a necessidade de extração diminua.

 

A retirada de um dente deve ser decidida pelo profissional, juntamente com o paciente.

 

Aparelhos existentes no mercado além do autoligado

Você sabe que existem outros modelos, alguns mais populares, outros já não tão conhecidos assim. São várias possibilidades:  

 

  • Aparelho de material metálico: Sem dúvida é o modelo mais conhecido e convencional. Mesmo que nunca tenha usado, já ouviu falar sobre ele por alguém. A aparelhagem é feita de aço inoxidável tornando multifuncional e resistente. Sua estrutura é composta pelos seguintes componentes: bandas, fios e bráquetes. O material desse aparelho pode ser feito de metal, plástico ou porcelana. 

 

Dependendo do que o paciente precisa, o resultado pode demorar um pouco. E é necessário o acompanhamento pelo dentista durante o tratamento. A desvantagem é que por ser fixo, pode causar feridas na gengiva. 

 

Além de todo o cuidado que é exigido ao paciente que possui esse aparelho. A limpeza deve ser feita da maneira correta e rigorosa.

 

  • Alinhador invisível: Também classificado como alinhadores transparentes, ele é um dos aparelhos mais procurados da atualidade por ser discreto, e removível. O acompanhamento vai depender de cada paciente, mas pode ser feito a cada quinze dias, e até mesmo a troca do alinhador. 

 

O que impede de ter muitos adeptos as placas invisíveis é o valor bem salgado do aparelho.  

 

  • Aparelho lingual ou invisível: É indicado para pacientes que gostam de aparelhos discretos. Ele possui a mesma estrutura do aparelho fixo, mas é localizado atrás dos dentes, isso o torna imperceptível.

 

Por ser uma aparelhagem que fica na parte interna dos dentes, exige cuidados redobrados. Se a limpeza não é feita da maneira correta, podem surgir cáries e diversas doenças gengivais.

 

  • Aparelho de contenção: Esse aparelho é utilizado em pacientes que já estão no final do tratamento. Eles têm o objetivo de manter os dentes na posição que ficaram ao final do tratamento. 

 

Existe uma possibilidade bem grande que os dentes voltem para a posição inicial sem o uso desse tipo de procedimento. Os profissionais da Ortholife estão prontos para te atender e somar com a sua autoestima. Em nosso consultório, te acompanhamos desde o começo do tratamento e defimos o que é melhor juntamente com o paciente. 

 

Conte com a gente para ter o sorriso perfeito de volta!

Whatsapp